TODO MUNDO LÊ... VOCÊ!

Que tal conhecer um pouco mais sobre a luta de mulheres pela igualdade?

March 20, 2020

As mulheres estão cada vez mais empoderadas e obstinadas a promover a mudança cultural. A verdadeira mudança começa por nós mesmos, por isso, para contribuir com o reconhecimento da sua voz, espaço e importância no mundo, a literatura tem trazido publicações que atuam diretamente nessa compreensão do que é ser mulher na contemporaneidade. E nós trouxemos alguns livros que valem a pena a leitura.

 

 

 

Eu sou Malala (Malala Yousafzai)

Quando o Talibã tomou controle do vale do Swat, uma menina levantou a voz. Malala Yousafzai recusou-se a permanecer em silêncio e lutou pelo seu direito à educação. Ela quase pagou o preço com a vida, foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus no qual voltava da escola. A recuperação milagrosa de Malala a levou em uma viagem extraordinária de um vale remoto no norte do Paquistão para as salas das Nações Unidas em Nova York. Ela se tornou um símbolo global de protesto pacífico e a candidata mais jovem da história a receber o Prêmio Nobel da Paz. Eu sou Malala é a história de uma família exilada pelo terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que valoriza filhos homens. A história de Malala renova a crença na capacidade de uma pessoa de inspirar e modificar o mundo.

 

 

Pós-F: Para Além do Masculino e do Feminino (Fernanda Young)

O último livro de Fernanda Young e vencedor do prêmio Jabuti 2019 na categoria de Crônica, Fernanda Young, em sua primeira obra de não ficção, se insere no acalorado debate sobre o que significa ser homem e ser mulher hoje. Em textos autobiográficos, ela se revela como uma das tantas personagens femininas às quais deu voz, sempre independentes e a quem a inadequação é um sentimento intrínseco. E esse constante deslocamento faz com que Fernanda seja capaz de observar o feminino e o masculino em todas as suas potencialidades. É daí que surge o Pós-F., pós-feminismo e pós-Fernanda, um relato sincero sobre uma existência livre de estigmas calcada na sobrevivência definitiva do amor, no respeito inquestionável ao outro e na sustentação do próprio desejo.

 

 O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres (Naomi Wolf)

Clássico que redefiniu a visão a respeito da relação entre beleza e identidade feminina. Um dos livros mais importantes da terceira onda feminista. Em O mito da beleza, a jornalista Naomi Wolf afirma que o culto à beleza e à juventude da mulher é estimulado pelo patriarcado e atua como mecanismo de controle social para evitar que sejam cumpridos os ideais feministas de emancipação intelectual, sexual e econômica conquistados a partir dos anos 1970. As leitoras e os leitores encontrarão exposta a tirania do mito da beleza ao longo dos tempos, sua função opressora e as manifestações atuais no lar e no trabalho, na literatura e na mídia, nas relações entre homens e mulheres e entre mulheres e mulheres. Nomi Wolf confronta a indústria da beleza, tocando em assuntos difíceis, como distúrbios alimentares e mentais, desenvolvimento da indústria da cirurgia plástica e da pornografia.

 

 O feminismo é para todo mundo (bell hooks)

Eleita uma das principais intelectuais norte-americanas, pela revista Atlantic Monthly, e uma das 100 Pessoas Visionárias que Podem Mudar Sua Vida, pela revista Utne Reader, a aclamada feminista negra bell hooks nos apresenta a natureza do feminismo e seu compromisso contra sexismo, exploração sexista e qualquer forma de opressão. Com peculiar clareza e franqueza, hooks incentiva leitores a descobrir como o feminismo pode tocar e mudar, para melhor, a vida de todo mundo. Homens, mulheres, crianças, pessoas de todos os gêneros, jovens e adultos: todos podem educar e ser educados para o feminismo. O livro apresenta uma visão original sobre políticas feministas, direitos reprodutivos, beleza, luta de classes feminista, feminismo global, trabalho, raça e gênero e o fim da violência.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2020 POR YOU COMUNICAÇÃO