TODO MUNDO LÊ... VOCÊ!

Como encerrar o ano com as suas despesas em dia

December 23, 2019

 

Confraternizações, presentes, ceias, viagens... O período de festas de fim de ano está aberto e com ele os gastos aumentam. Mas ainda dá tempo de fazer um planejamento financeiro e garantir essa passagem de ano sem prejuízos, basta ter disciplina e organização.

 

Primeiro faça uma avaliação financeira

Comece somando seus gastos. Aluguel, conta de luz, água, telefone, internet, cartão de crédito e demais despesas fixas. Não se esqueça de incluir despesas como IPVA, IPTU, matrícula de escola e material escolar dos filhos. O 13º ajuda a dar um up no orçamento, mas lembre-se, primeiro as contas.

Agora corte o que não for necessário

Abra mão de alguns jantares em restaurantes e cozinhe, por exemplo. Se não precisa daquela blusinha da vitrine, não compre. Assim você vai conseguir ter uma margem para as despesas e para os tradicionais gastos de início de ano.

Faça uma lista de presentes

Estipule um valor médio para cada presente e não ultrapasse. Se possível, antecipe as compras. Quanto mais detalhada, menor será a chance de ser pego de surpresa. Presentes planejados normalmente saem mais barato. Pesquise nas lojas físicas e nas on-line. Ah, e opte por pagar à vista, afinal você está se planejando para isso. Em caso de amigo secreto, que tal definir um valor fixo e ao invés de presentes mais caros, fazer a troca de lembrancinhas?

Nas confraternizações, uma boa ideia para economizar e ainda sim fazer algo divertido é quando cada convidado fica responsável por levar um prato ou uma bebida. Todos colaboram e ninguém fica sobrecarregado.

Pronto, seu fim de ano tem tudo para ser divertido e sem estourar o orçamento. Aproveite!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2019 POR YOU COMUNICAÇÃO